Dragão dos Parafusos oferece diferenciais para seus clientes


Diferenciada, simples, pontual e objetiva, essas são as palavras que podem muito bem definir a trajetória de um pequeno comerciante, o senhor Álvaro Machado. Sozinho, ele abriu uma loja de peças automotivas no Otávio Bonfim, no dia 5 de maio de 1957. Ao observar a carência de parafusos no mercado, surgiu a ideia de comercializar estes pequenos componentes, passando a investir nesse tipo de produto.

Naquela época, os anos 50, ainda não existia quem fosse especializado neste ramo comercial.
Tendo sempre a preocupação de atender a necessidade de seus clientes, aos poucos a pequena empresa foi se especializando na área de fixadores. Focada nos detalhes que o oficio exige e no atendimento a todos, a empresa foi conquistando clientes. Com seus recentes 55 anos de existência completados, a Dragão dos Parafusos cresceu e hoje é referência no ramo de parafusos e fixadores, com cinco lojas localizadas em pontos estratégicos da Capital cearense e 112 colaboradores que recebem a demanda da clientela. O diferencial do atendimento é a personalização, onde muitos clientes são chamados pelo próprio nome.

Estando hoje na terceira geração familiar, a filha e sócia do empresário, Maria Isabel Carvalho Machado, afirma que o fundador continua em plena atividade. “Apesar de já termos integrantes da 3ª geração, nosso fundador é peça presente e fundamental na gestão de nosso negócio”, destaca Maria Isabel.

ATENDIMENTO
Na busca constante por novidades, a empresa trabalha com uma linha completa de fixadores existentes no mercado e 95% de seus produtos são oriundos de fornecedores. Porém, Maria Isabel destaca que “havendo uma demanda específica por cliente, nós desenvolvemos aquele produto solicitado”. E, para maior comodidade e praticidade, a empresa oferece produtos diversos, a exemplo de buchas e ferramentas, visando à plena satisfação da clientela. A diferença da empresa não está apenas na variedade e especificidade dos produtos, mas na atenção e tratamento. Tanto clientes de varejo, como pessoas jurídicas, possuem atendimento exclusivo.

De olho na evolução do mercado, Isabel informa que a busca por profissionalização e capacitação de todos os envolvidos com a empresa – gestores e colaboradores -, é uma constante. “Fazemos constantemente treinamento de nossos colaboradores, em todas as áreas da empresa, seja comercial ou atendimento. Essa capacitação é realizada não somente na empresa, mas também através da CDL e Sebrae”, explica.

Essa constante foi responsável por superar alguns momentos de dificuldade por conta da economia e governos anteriores. Hoje, o crescimento médio anual da empresa está em 10% a 12%. “Para 2012 esperamos atingir 5%. Porém, estamos trabalhando para chegarmos a 8%”, ressalta Isabel. Ela observa que esse crescimento tem sido fruto do aumento da diversidade de empresas novas – como construtoras e metalúrgicas -, principalmente em Fortaleza, que hoje “é um canteiro de obras”, além do aumento da linha de produtos. A empresa, genuinamente cearense, atende a clientes em estados como Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.